Bolsa Clutch: o Guia Completo para usá-la em várias ocasiões

Luxo

|

18 de novembro de 2019

|

Já não é novidade que a bolsa é um acessório indispensável no closet da mulher moderna. Há décadas o item tem sido usado não somente para que o público feminino consiga ter mais praticidade no dia a dia, como também com o objetivo de fazer com que todo e qualquer look fique mais sofisticado, elegante e estiloso.

E, dentro deste contexto, existem alguns modelos conhecidos como “de festa”, sendo a clutch o principal deles. 

Podendo ser usada tanto como protagonista, quanto coadjuvante em uma produção, com o passar do tempo a peça tem sido cada vez mais lapidada pela moda, ganhando os mais variados acabamentos, aplicações e formatos. Fato que faz com que a bolsa clutch seja considerada um objeto de luxo, uma verdadeira joia.

A parte boa é que, fora os ambientes festivos, o modelo pode sim ser usado em outras situações, sejam elas casuais ou formais. É sobre isso o que falaremos no post de hoje. Para evitar tropeços ao longo do caminho e montar um visual caprichado em diferentes momentos, acompanhe a leitura e confira tudo sobre a famosa bolsa clutch. 

O que é uma Bolsa Clutch?

É provável que você já tenha ouvido falar no modelo clutch por aí. Também conhecida como “bolsa de festa”, e criada na década de 1930, por Emília Hermès, o modelo tem sido utilizado em peso pelas mulheres — principalmente, naquelas produções mais elaboradas e que exigem um toque extra de sofisticação. Mas afinal, o que é e como identificar esse acessório? 

Explicamos: no inglês “clutch” significa “agarrar”, e é exatamente isso que o produto propõe. Pequenina, a versão foi desenvolvida para que o público feminino a carregue na mão, de um modo muito similar ao da tradicional carteira.

Por conta do seu tamanho compacto, a bolsa clutch deve contar somente com o essencial, ao contrário dos modelos clássicos de bolsas. Esse é o caso dos seus cartões de crédito, da chave de casa e, no máximo, de um batom ou smartphone. O máximo!

Os tipos de clutch

Inicialmente, a clutch foi desenvolvida com um único propósito — permitir que as mulheres, de anos atrás, pudessem frequentar festas de gala e, ao mesmo tempo, carregar alguns objetos importantes, sem que eles ficassem amassados durante os eventos. 

Hoje, tal artigo se tornou extremamente necessário no guarda-roupa daquelas que frequentam não somente comemorações sofisticadas, como também qualquer outro tipo de evento noturno. 

Independentemente da sua escolha, o produto pode ser encontrado nas mais variadas versões — das opções clássicas, até as chamadas “maxi clutches”, que apresentam o tamanho grande e servem para roubar toda a atenção de um look. 

Há ainda os modelos conhecidos por serem mais estruturados. Um exemplo são as alternativas em acrílico, em metal, em madeira ou palha. Já as versões menos estruturadas, ou seja, “molinhas”, apresentam tecidos diversos, sendo a seda, o linho e o couro os principais. 

Fora isso, existem os acabamentos, que são excelentes para adicionar mais estilo e originalidade ao acessório. Bordados, aplicações em pedrarias e paetês costumam ser os mais procurados pelas mulheres. 

Como usar uma Clutch?

O ideal é prezar sempre pelo equilíbrio. Caso esteja vestindo um visual estampado ou colorido, prefira usar um acessório liso ou neutro. O mesmo vale para as situações opostas. Looks básicos e discretos podem, tranquilamente, carregar acessórios mais chamativos, com pedrarias ou bordados. 

Também é interessante ficar de olho nos materiais dos produtos, escolhendo as versões mais sofisticadas para eventos importantes, enquanto as básicas podem ser usadas em um happy hour ou jantar com os amigos. 

Para facilitar ainda mais o seu uso e combinação, selecionamos dicas extras para você. Veja abaixo:

  • Em um look festa, jamais use uma maxi clutch. No dia a dia, porém, os modelos maiores estão liberados; 

  • Em casamentos, evite fazer com que a bolsa “brigue” com o restante da produção;

  • Use bolsa clutch com alça somente em produções casuais. Em eventos noturnos a dica é eliminar o complemento; 

  • Para ter elegância, carregue a sua clutch sempre na mão, segurando o acessório na parte de cima e mantendo o braço estendido; 

  • Nunca coloque a bolsa em cima da mesa ou de bancos. Em vez disso, posicione o item em seu colo, caso esteja sentada. 

Viu só? Usar a bolsa clutch é fácil e pode ser tudo o que você precisava para repaginar uma produção especial.  E se você gostou do post, não perca tempo e aproveite para dividir essas dicas com suas amigas nas redes sociais. Elas vão adorar!

Compartilhar

INSTAGRAM.

Follow @inffino.oficial
@2019. Inffino by Projetual