Kenzo Takada, famoso estilista Japonês, é mais uma vítima fatal do Covid-19

Lifestyle

|

16 de outubro de 2020

|
Estilista Kenzo Takada morre de COVID 19

Kenzo Takada é mais uma vítima fatal do Covid-19. De acordo com seus familiares, em um comunicado oficial feito à imprensa francesa, Takada faleceu dia 04/10/2020 aos 81 anos de Idade, após complicações causadas pelo Coronavírus, em um hospital de Neuilly-sur-Seine próximo à capital Paris.

Importante personagem da moda francesa, Takada construiu um verdadeiro império da moda, indo desde roupas a renomados perfumes. E sua morte acontece em plena Fashion Week de Paris, na qual a sua empresa apresentou a mais nova coleção para a próxima temporada primavera-verão.

Kenzo estava aposentado

Apesar de aposentado, Kenzo continuou sendo uma das mais respeitadas e aclamadas figuras da alta moda de Paris. A empresa francesa de artigos de luxo LVMH é a proprietária oficial, desde o ano de 1993, da marca Kenzo, famosa inclusive por uma extensa e considerável coleção de perfumes.

A morte de Kenzo acontece 50 anos depois de sua primeira butique aberta na capital parisiense. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, descreve Kenzo como um “designer com imenso talento, que deu cor e luz o seu devido lugar na moda”. “Paris está hoje de luto por um de seus filhos”.

Quem Foi Kenzo Takada?

Kenzo Takada
Takada lança a sua própria coleção com o nome de Jungle Jap

Kenzo nasceu em 27 de fevereiro de 1939 em Himeji, próximo de Osaka. Jovem tímido, acabou se interessando e muito por desenhos e a costura, que foram ensinados inicialmente por suas próprias irmãs. Tais desígnios, à época, eram ainda proibidos para meninos.

Kenzo entrou oficialmente em uma escola de moda, a Bunka Fashion College de Tóquio, por volta de 1958. Deixou o seu país em 1964 quando foi expulso de seu apartamento por conta das Olimpíadas. Depois disto, viajou de navio até o porto francês de Marselha por volta de 1965 e se fascinou pela capital parisiense.

Kenzo vence obstáculos

A intenção era só passar por Paris, mas seu deslumbre foi tanto que acabou se mudando definitivamente para a França. Por outro lado, a sua adaptação não foi muito fácil, principalmente pela língua, pois não sabia falar francês.

A persistência e perseverança parecem ter valido a pena. Recatado, bateu nas portas de diversos designers para poder apresentar suas propostas, começando a colaborar com marcas importantes de prêt-à-porter, como a Dorothée Bis, Sonia Rykiel e também a Cacharel.

Kenzo Takada lança coleção

Foi só em 1970 que Takada veio lançar a sua própria coleção com o nome de Jungle Jap. Após 6 anos, já fundava sua própria marca, que levava apenas o primeiro nome: Kenzo. Desta época ao reconhecimento mundial de seu trabalho, não levou muito tempo.

Apesar de ter sido muito reconhecido como um dos nomes mais importantes na moda feminina, Kenzo também criava moda para o público masculino. Segundo ele, os homens deveriam ter classe, porém, também deveriam se permitir aderir a mudanças de estilo. Esta foi uma quebra importante de estereótipo masculino.

As Paixões de Takada

Kenzo Takada amava viajar
Kenzo Takada amava viajar

Kenzo tinha verdadeira paixão por viagens e pelo uso de influências étnicas. Sua contribuição para a moda foi absolutamente relevante, notada mundo afora. Kenzo defendeu uma estética mais jovem, utilizando formas desestruturadas, excluindo os muito utilizados zíperes, exatamente para conseguir liberar as silhuetas.

Estilo diferenciado

Seu estilo era facilmente identificado: mangas mais largas e buracos para os braços, que remetiam a história do continente onde nasceu, a Ásia. Kenzo Takada, apensar de inteligente e inovador, era discreto.

Porém, ele ficou muito conhecido por suas faustosas festas que organizava em sua imensa casa em Paris, na Praça da Bastilha, com uma incrível piscina e 2 lindos jardins legitimamente japoneses.

Kenzo no Brasil

Kenzo Takada lança perfume com AVON
Kenzo Takada voltou ao Brasil no dia 16 de setembro de 2016, para lançar um perfume com a Avon

Sua primeira aparição por aqui de que se tem notícia foi em setembro de 2010 em Brasília, quando participou de evento de moda no Lago Sul, onde pode conhecer melhor os trabalhos de profissionais locais.

Kenzo Takada voltou ao Brasil no dia 16 de setembro de 2016, para lançar um perfume com a Avon, famosa marca de cosméticos. O perfume se chama Life, existe até hoje e foi criado com a Avon.

Parceria Avon

Apesar da parceria, toda a fragrância foi pensada e criada pelo próprio Kenzo, que disse à época…Tive total liberdade para criar a fragrância e a expertise e estrutura da Avon possibilitaram um processo impecável. O frasco foi criado inspirado na flor do brasão da minha família: no feminino, está na tampa; no masculino, esculpido no fundo do vidro…”

Algumas de suas Frases

Kenzo Takada diz: Agora me sinto mais parisiense do que japonês

“Acredito ter trazido liberdade para a moda, na forma de vestir as roupas, de se movimentar, nas cores. A mulher Kenzo é uma mulher livre, bonita e dinâmica”, disse uma vez.

“…Naquela época, os tecidos sintéticos estavam na moda em Paris e as roupas eram quase todas escuras. Aproveitei uma viagem ao Japão para comprar tecidos de algodão coloridos”, contou Kenzo em um livro dedicado à sua carreira.

“Agora me sinto mais parisiense do que japonês, mas, se eu nascesse de novo, não sei se viveria minha vida em Paris”, confessou ao semanário Paris Match.

Compartilhar

INSTAGRAM.

Follow @inffino.oficial
@2021. Inffino by Projetual