História da Louis Vuitton: Saiba como surgiu uma das grifes mais valiosas do mundo !!

Luxo

|

24 de fevereiro de 2021

|

Quando pensamos em bolsas bonitas, sofisticadas e de alta qualidade, com toda a certeza pensamos em Louis Vuitton.

Não há dúvidas de que a marca é referência mundial na produção de bolsas dos mais variados tamanhos e formatos e objeto de desejo para mulheres de várias idades.

Não é atoa que a grife francesa figura entre umas das marcas mais usadas por celebridades.

Assim, a grife é tão poderosa que a Forbes a nomeou a 14° marca mais valiosa do mundo.

Além disso, Louis Vuitton é uma das poucas grifes do mundo que tem estampa própria. Uma estampa exclusiva, atemporal e inconfundível.

Conheça agora mesmo toda a história da Louis Vuitton e como ela se tornou essa gigante da moda mundial.

Como surgiu a grife francesa

Louis Vuitton, fundador e criador da grife nasceu no dia 4 de agosto de 1821 em Jura, uma cidade pequena que fica na fronteira entre a Suíça e a França.

De origem humilde, sua família era composta por moleiros e carpinteiros. Inicialmente, Louis tinha sim interesse em dar continuidade aos negócios da família.

Foi assim que com 16 anos de idade ele resolveu ir até Paris com seus próprios pés para aprender mais sobre o trabalho madeireiro.

Foi quando Louis começou a trabalhar para um fabricante de baús de madeira cujos clientes eram os membros da alta sociedade de Paris.

Louis Vuitton.

Louis Vuitton começou a criar gosto pelo trabalho e com isso, decidiu que queria inovar no ramo de baús de viagem. Ele queria criar algo que além de prático e útil fosse também bonito e elegante, um conceito totalmente impensado para a época.

Inauguração da primeira loja e maiores inovações

Em 1854, Louis Vuitton inaugurou a Maison Louis Vuitton Malletier, a primeira loja da marca, que ficava perto da Praça Vendôme no coração de Paris.

Foi já em sua loja que Louis atingiu o ápice da sua criatividade.

Uma de suas primeiras inovações foi criar uma bolsa que fosse a prova d’agua com um material impermeável que pudesse substituir o couro.

Naquela época as malas eram conhecidas por ter um cheiro muito forte devido devido ao uso do couro como material principal.

Além da mudança de tecido para um que fosse mais cheiroso, Louis Vuitton também começou a revestir os cantos das malas com quinas de madeiras, o que as tornou muito mais resistentes.

Uma de suas outras criações mais revolucionárias foram os fechos invioláveis das malas e baús de viagem. Não foi atoa que depois disso a clientela aristocrática de Louis Vuitton começou a crescer bastante.

Afinal, devido a estes fechos impossíveis de abrir, os baús e malas da grife ficaram conhecidos como verdadeiros baús do tesouro, impossíveis de serem abertos por ladrões.

Assim, a aristocracia da época, que costumava levar joias e roupas caríssimas em suas viagens, se sentiam mais seguras usando as malas da grife.

Em 1914, a grife abriu a maior loja de artigos de viagens do mundo na avenida Champs-Élysées em um prédio todo no estilo Art deco, onde funciona até hoje.

vintage-lv-ok


Como nasceu a famosa estampa da Louis Vuitton

Resultado de imagem para História da Louis Vuitton

As iniciais LV que vemos até hoje nas peças da grife, nasceram em 1876. Ao contrário do que muitos podem pensar as iniciais não foram adicionadas nos baús por questões estéticas ou algo parecido.

Na verdade, a inserção das iniciais nos produtos se deu devido a pirataria e as imitações que estavam se espalhando pela cidade.

Para deixar o selo de autenticidade e originalidade da marca, Louis Vuitton resolveu inserir as iniciais do seu nome nas peças produzidas a partir de então.

Com o intuito de boicotar ainda mais as imitações, George Vuitton, filho de Louis Vuitton, criou em 1888 a estampa de monograma clássica que é usada até hoje e já virou marca registrada da grife francesa.

Por fim, leia também Como identificar uma Louis Vuitton autêntica!!

Se você gostou da história da Louis Vuitton, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais.

Saiba mais sobre a história das marcas:

Compartilhar

INSTAGRAM.

Follow @inffino.oficial
@2021. Inffino by Projetual