História da Maison Valentino: A trajetória de um dos maiores ícones da moda!

Luxo

|

15 de abril de 2021

|

A história da Maison Valentino se inicia junto com a história de Valentino Clemente, fundador da casa italiana, que ficou conhecido no mundo da moda como o “Rei do Chique”.

Adorado por celebridades e até mesmo por membros da realeza, ele mudou para sempre a história da moda e da alta costura e hoje, a Maison Valentino é reconhecida e respeitada no mundo todo.

Conheça então a trajetória de Valentino e saiba quais foram as suas maiores contribuições para a moda.

A história da Maison Valentino

A história da Maison Valentino teve início nos anos 50, quando Valentino Clemente Ludovico Garavani, com apenas 18 anos, decide viajar para Paris com o intuito de estudar moda.

Nascido em 1932, na cidade de Voghera, o italiano teve a oportunidade de estudar com grandes mestres da alta costura na França.

Foi em 1952 que Valentino venceu um importante concurso de moda em Paris e com isso foi trabalhar no ateliê de Jean Dessès.

Ao retornar para o seu país natal, Valentino se estabeleceu em Roma, onde abriu o seu primeiro estúdio de moda na Via Condotti, uma das ruas mais famosas e elegantes da cidade.

Anos 60: A época de ouro da Maison Valentino

Contudo, foi em 1960, quase uma década após a sua volta de Paris que Valentino apresentou a sua primeira coleção em Florença.

Desde então, Valentino se tornou um dos estilistas mais requisitados e famosos entre celebridades e pessoas importantes da época.

Jacqueline Kennedy, a então primeira dama dos EUA, era uma de suas principais clientes.

Outra celebridade da época que se apaixonou pelas criações do estilista foi Elizabeth Taylor. Encantada com o talento e a originalidade de Valentino, a atriz encomendou um belíssimo vestido branco para usar na estreia do filme “Spartacus”.

história da Maison Valentino

Com clientes como Jaqueline e Elizabeth, Valentino foi ficando cada vez mais respeitado e conhecido no mundo da moda.

Mas, o que fez a maison se destacar rapidamente foi o sucesso e o reconhecimento pelos seus icônicos vestidos vermelhos cujo tom, foi logo nomeado como ” vermelho Valentino”.

Nos anos 70, a casa expandiu seus negócios e Valentino começou a atuar também na cidade de Nova York. Mais tarde, a Maison se espalhou para outras cidades importantes para o mundo da moda, como Paris e Tóquio.

Já nos anos 80, Valentino se tornou o primeiro estilista italiano a ser aceito no Chambre Syndicale de la Haute Couture (‘Câmara Sindical da Alta-Costura’.

Na época, isto era um grande feito, visto que apenas Maisons francesas eram aceitas como membros oficiais da alta costura enquanto que as estrangeiras, eram apenas convidadas.

Hoje em dia, a Valentino é uma das casas de moda mais famosas do mundo. Membros da realeza como a Duquesa de Sussex, a Rainha Rania da Jordânia e a Princesa Madeleine da Suécia são verdadeiras fãs do estilo e da elegância da grife.

Inclusive, a princesa Madeleine encomendou um vestido exclusivo da Maison para usar em seu casamento.

Caras | Madalena da Suécia brilha com vestido de noiva desenhado por  Valentino
Foto: Revista Caras
história da Maison Valentino

Principais criações da Maison Valentino e seu legado para moda

A paixão de Valentino Clemente pelo vermelho foi rapidamente reconhecida e exibida em suas criações.

Dos deslumbrantes vestidos vermelhos, logo nasceu a linha Red Valentino, cuja proposta é criar uma releitura mais moderna do estilo clássico da grife.

Outra criação inovadora da maison Valentino foram os icônicos sapatos com tachas, os Rockstud.

história da Maison Valentino
Foto: Pinterest

A bolsa “fofucha” também é outra inovação da casa que nasceu durante um desfile em Viena cujas criações deveriam ser inspiradas em itens de arquitetura e mobiliários.

história da Maison Valentino
Foto: Escola de Estilo

Valentino se aposentou em 2008 após a realização de um desfile maravilhoso que marcou a sua despedida do mundo da moda.

 “Gostaria de sair da festa enquanto ela ainda está cheia”, disse o estilista.

Hoje em dia, quem comanda a grife são os estilistas Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli.

Por fim, conheça também a história de outras grandes casas como Prada, Louis Vuitton, Gucci e muito mais.

Compartilhar

INSTAGRAM.

Follow @inffino.oficial
@2021. Inffino by Projetual