História da Prada: A trajetória de uma das principais casas de moda do mundo

ÚLTIMOS POSTS

|

14 de fevereiro de 2021

|

O que se pode falar da história da Prada? Uma grife que de tão sofisticada e exclusiva, é capaz de agradar membros da realeza, celebridades de todas as épocas e até mesmo ao papa, que não tira a grife italiana dos pés.

A casa de moda italiana não é apenas uma das grifes mais luxuosas e elegantes do mundo. Ousadia, sem dúvida, é outra palavra que define a Prada.

Afinal, se nem o próprio diabo resistiu a elegância e a autenticidade da marca, quem somos nós, meros mortais, para resistir ??

Afinal, inovar nunca foi problema para a marca. A grife não teve medo em apostar em materiais exóticos como o nylon e o couro de leão marinho, como o material principal de suas peças e nem muito menos de colocar uma mulher a frente de seu império.

História da Prada: Como tudo começou

A maison italiana Prada foi fundada em 1913 por Mario Prada que junto com seu irmão, Martino abriu a loja Fratelli Prada na galeria Vittorio Emanuele em Milão.

Com seus acessórios de luxo confeccionados a mão e com couro de leão marinho importado da Inglaterra, a Prada não demorou a cair no gosto do público.

Assim, em pouco tempo a grande casa italiana passou a ser a loja preferida da classe alta da sociedade, inclusive membros na nobreza e até mesmo da realeza, eram clientes da grife.

Foi em 1919 que a fama da Prada começou a decolar e desde então, não para de crescer. Assim, o seu sucesso só aumentou depois que a marca se tornou a fornecedora oficial da realeza italiana.

Já nos anos 70 , a marca atravessou por uma fase muito difícil perdendo grande parte do prestígio que tinham conquistado até então.

Mas, foi sob a direção de uma mulher que a Prada se tornou o que é hoje, uma das principais grifes de luxo do mundo.

Foi sob a direção de Miuccia que a história da grife mudou por completo. Até então, os irmãos fundadores da Prada tinham uma regra clara: Nada de mulheres participando nos negócios.

Miuccia Prada será homenageada pelo BFC no Fashion Awards - Vogue | news
Miuccia Prada

Assim, foi nesta época que nasceu um dos maiores ícones da história da marca; a bolsa double preta.

Desse modo, com o sucesso da bolsa, Miuccia Prada logo percebeu o que as mulheres da década de 80 queriam: peças elegantes e bonitas, mas que ao mesmo tempo fossem práticas e confortáveis.

Como resultado, logo em seguida nasceu a famosa mochila preta feita em náilon, material que na época era usado para fazer tendas militares.

Já em 1986, foram inauguradas as primeiras lojas da marca fora da Itália, em Madri e Nova York, seguidas de Paris, Londres e Tóquio.

Já nos anos 90, Miuccia criou sua segunda grife, a Miu Miu.

Assim, o objetivo da Miu Miu, nome inspirado no apelido que Miuccia tinha na infância, era atender ao público mais jovem.

Desde modo, além de mais joviais e modernas, as peças dessa nova grife também tinham um preço mais acessível, mas sem comprometer a qualidade dos produtos da marca italiana.

Principais peças da Prada

10 coleções da Prada que fizeram história - Vogue | news

1.Bolsas Prada

Prada Bolsa Prada Double em couro Saffiano e nylon 1

Com toda a certeza, grande parte do sucesso da grife veio da criação de suas bolsas.

Assim, a primeira linha criada pela grife foi a a Bolsa Prada Saffiano.

Em seguida, o lançamento mais icônico foram as bolsas feitas a partir do material de nylon. Este material conferia uma resistência e durabilidade que eternizaram as bolsas Prada como uma das melhores do mundo.

Desse modo, por serem bonitas, elegantes, práticas e com uma qualidade excelente, as bolsas fizeram muito sucesso no mercado e são verdadeiros clássicos até hoje.

2.Óculos Prada

óculos de sol Prada

Foi nos anos 2000 que a Prada decidiu produzir os óculos escuros, outro acessório indispensável para mulher moderna.

E como não podia deixar de ser, a grande casa italiana fez um grande sucesso produzindo armações exclusivas e muito elegantes.

3.Sapatos Prada

Foi no ano de 1979 que a Prada começou a fabricar sapatos e desde então, o acessório é um dos mais queridos da marca.

Foi nesse momento de glória que também nasceu o sapatênis, uma verdadeira revolução no mundo da moda.

Com a verdadeira missão de aliar conforto a elegância, a Prada conseguiu unir duas peças em uma. Afinal, o sapatenis da Prada, nada mais era do que uma mistura sofisticada de um sapato com o conforto de um tênis.

4.Roupas

Como vimos, a Prada nasceu como uma loja que só confeccionava bolsas e malas de luxo.

Foi com a ascensão da Miuccia Prada a diretoria que a grife passou a ase arriscar produzindo outros tipos de acessórios como sapatos.

Mas, em 1988 Miuccia resolver arriscar ainda mais e lançou uma coleção de roupas.

Assim, mais uma vez, a Prada se destacava no mundo da moda, com a criação de roupas elegantes porém ousadas, cujo toque moderno e futurista se tornaram sua marca registrada.

Agora que você já conhece melhor a história da Prada, leia também Prada se torna mais sustentável e lança linha feita apenas com nylon reciclado

Compartilhar

INSTAGRAM.

Follow @inffino.oficial
@2021. Inffino by Projetual