Prada se torna mais sustentável e lança linha feita apenas com nylon reciclado

Lifestyle

|

15 de março de 2020

|

O mundo mudou. Já não basta mais ter o melhor design nem lançamentos estilosos para agradar ao mundo fashion. Hoje a palavra de ordem para ser cool é Sustentabilidade. E quem não se adequar a isso, sorry, contará cada vez com menos adeptos de suas marcas.

A Prada é um exemplo disso. Pouco tempo atrás, a gigante italiana já havia anunciado o fim do uso de peles animais em suas criações. Agora, decidiu que até 2021 trocará totalmente o nylon usado, em seus produtos, principalmente bolsas, por um nylon reciclado chamado Econyl. Isso para a marca é um passo gigantesco, já que desde 1984 o nylon é a principal matéria-prima de uma vasta linha de suas peças esportivas.

O Econyl surgiu de uma parceria entre a Prada e a produtora de fios têxteis Aquafil a partir da reciclagem de resíduos plásticos retirados dos oceanos, redes de pesca e resíduos de fibras têxteis. Depois de reciclados, esses materiais ainda são purificados, resultando em um re-nylon que pode ser reciclado novamente quantas vezes forem necessárias, sem perder sua qualidade e pureza (através de um processo de despolimerização e repolimerização).

Não se pode deixar de lembrar, é claro, que por ano são jogadas nos oceanos ao redor do planeta cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos e estudos comprovam que até 2050 teremos nos nossos mares mais plásticos do que peixes!

Sem direcionamento nem políticas públicas para recolher e reaproveitar esse material, a grande maioria dos países que enfrentam esse problema ainda está tentando discutir com a sociedade qual a melhor forma de lidar com uma situação, que ainda vai piorar muito ao longo dos próximos anos.

Mobilização das Consciências

A iniciativa da Prada, por outro lado, traz luz sobre o problema e aponta que, com algum esforço, é possível não só dar um ótimo destino a esses materiais, como também obter uma mobilização das consciências para a necessidade de tornarmos este nosso mundinho tão sofrido um lugar menos poluído.

Com o novo material, a marca italiana acaba de lançar uma coleção, a Re-Nylon, com seis peças, sendo três mochilas, uma shoulder bag, uma pochete e uma sacola, todas unissex, que utilizam apenas materiais absolutamente sustentáveis, com uma nova interpretação do reverenciado logotipo da Prada, que valoriza a mudança inovadora de abastecimento de matérias-primas eco-friendly, ou seja, que estejam de fato comprometidas com a sustentabilidade. 

O compromisso da marca

Esta não é a primeira vez que a icônica grife italiana abusa do pioneirismo e renova a sua produção. Qualquer um que tenha intimidade com o mundo da sofisticação e elegância conhece há muito tempo o compromisso da Prada com a contemporaneidade e a inovação.

Desde que foi lançada, em 1913 pelos irmãos Mario e Martino Prada, a marca sempre primou por fabricar peças diferenciadas, com couros especiais, acessórios exclusivos e muito luxo em cada detalhe, sendo tudo feito à mão com grande qualidade. À época, inclusive, chegou a fabricar malas com couro de leão marinho, importado diretamente da Inglaterra.

A diferenciação nos produtos fez o nome decolar, e em pouco tempo Prada já significava exclusividade e requinte sem precedentes. As maiores celebridades do mundo usavam Prada.

Em 1978, a grife passou a ser comandada pela neta dos fundadores, Miuccia Prada, e com ela veio uma nova visão de empreendedorismo. Nada como o olhar de uma mulher!!!!!

Antenada com a mudanças climáticas, cada dia mais a grife italiana foi se adequando à consciência ambiental, conforme chegavam mais e mais informações sobre a necessidade de manter o planeta seguro para as próximas gerações. 

Foi com a visão mais crítica e moderna de Miuccia que Prada conseguiu um boom nos anos 80 e em 1993 inaugurou a elegantíssima Via Della Spiga, um dos principais pontos europeus de artigos de alto luxo. 

Por fim, o que realmente firmou o nome da marca no mundo do luxo e do glamour foi o lançamento da Mochila Prada, feita em nylon ajustada com alças de couro. Foi ela que alavancou o reconhecimento ao requinte da grife e é justamente por isso que essa decisão de agora trocar o material por um reciclado para garantir a sustentabilidade do planeta é tão importante. É a chegada a um outro patamar de, ainda que sofisticada e luxuosa como sempre, ser também amiga da natureza e do mundo que os nossos filhos e netos vão herdar. Um gol de placa da gigante italiana!!!

Confira as peças exclusivas da Prada no site da inffino.

Gostou do conteúdo ? Confira veja os últimos posts no Blog Inffino.

Compartilhar

INSTAGRAM.

Follow @inffino.oficial
@2020. Inffino by Projetual