Toile de Jouy da Dior: Tudo sobre a estampa de maior sucesso da grife!

Luxo

|

23 de março de 2021

|

A estampa Toile de Jouy da Dior foi a grande protagonista da coleção Cruise da grife francesa no desfile de 2019. A escolha da estampa pela diretora criativa da casa provou que história e moda não são coisas distintas.

Nesta coleção, a maison fez uma referência a primeira boutique da marca, aberta em 1947 por Christian Dior que decorou toda a parede da loja com este motivo.

A estampa Toile de Jouy é um verdadeiro clássico francês do século XVIII. Criada em 1760, a estampa retrata imagens da vida campestre e mais tarde passou a retratar fatos históricos e mensagens políticas.

Sempre pintadas nas cores azul, verde ou vermelho sob um fundo branco, a estampa foi uma grande febre entre a nobreza europeia.

Contudo, a Toile de Jouy não começou a aparecer em roupas e acessórios de moda. Na verdade, ela é um verdadeiro clássico da decoração francesa com direito até a um museu próprio em Paris.

La Toile de Jouy : le tissu intemporel, classique et tellement moderne !
A estampa Toile de Jouy é um tesouro da arte decorativa e costuma representar a vida campestre da sociedade do século XVIII.

Considerado um tesouro da arte decorativa francesa, foi o decorador Victor Grandpierre, que sugeriu a Chistian Dior que usasse a clássica estampa para decorar a parede de sua loja recém inaugurada.

Desde então, a Toile de Jouy passou a fazer parte da história da grife e até já foi considerada parte do patrimônio da maison.

erfection... @dior @miamidesigndistrict #diorcruise2019 #mdd #photo  @lorenzo_imperato… | Visual merchandising displays, Window display design,  Summer window display
Fachada da loja da Dior em Miami
Fonte:Pinterest

Inusitada presença de animais selvagens na estampa Toile de Jouy é uma influência do estilo literário, “realismo mágico”

A escolha da estampa Toile de Jouy foi totalmente intuitiva por parte da diretora criativa da Dior, Maria Grazia Chiuri .

Past and Present: Toile de Jouy - Patricia Knox Designs

Depois de uma longa pesquisa nos arquivos da maison para ver se havia alguma ligação entre o estilo da casa e a estampa, Maria descobriu que a Toile de Jouy estava no DNA da grife.

A princípio, a maior ressalva quanto a escolha da estampa foi o fato de ter elementos burgueses que poderiam se contrapor à modernidade.

Para dar um ar mais atual e moderno à estampa, a maison ousou inserir a presença de animais silvestres.

Assim, no lugar das clássicas imagens pastorais e campestres, a estampa vem com animais selvagens como elefantes, macacos e girafas que foram pintados a mão com caneta tinteiro.

A inspiração para a adição de animais selvagens foi uma influência do estilo literário “realismo mágico”. Este estilo é conhecido por misturar vida real com sonhos e fatos históricos com elementos surreais.

Um dos maiores representantes deste estilo tão admirado por Maria Grazia é o escritor colombiano, Gabriel Garcia Marquez e a escritora Isabel Allende.

Na verdade, a inclusão destes elementos na estampa teve forte inspiração no trabalho de ambos os escritores.

Além disso, novas cores, como o camelo e o preto, foram adicionadas a estampa e se uniram às cores clássicas de azul, verde e vermelho.

Dior Cruise Collection 2020: Novas Estampas - Diário da Moda
Foto: Dior
Dior Christian Dior Lady Dior bag with Toile de Jouy motif Handbags Leather  White,Golden,Eggshell,Dark blue ref.225262 - Joli Closet
Dior Book Tote

Scarpin Slingback Dior fita J'adior Toile de Jouy – Loja Must Have
SCARPIN SLINGBACK J’ADIOR

Desde o seu lançamento em 2019, essa estampa tem feito um enorme sucesso. Você pode encontrá-las em várias peças da Dior que vão desde roupas, bolsas e sapatos até em itens decorativos, xícaras, almofadas etc.

Por fim, leia também Bolsa Lady Dior, a história de uma obra de arte.

Compartilhar

INSTAGRAM.

Follow @inffino.oficial
@2021. Inffino by Projetual