‘Virgil Was Here’: desfile da Louis Vuitton homenageia Virgil Abloh!

Notícias

|

1 de dezembro de 2021

|

Na noite de 30 de novembro, a Louis Vuitton se despediu de um dos maiores designers que já passaram na casa. O desfile, que havia sido planejado como uma celebração, acabou se transformando em uma homenagem a Virgil Abloh.

O criador da Off-White morreu nesse domingo, aos 41 anos, logo após uma longa batalha contra o câncer.

O desfile reprisou a coleção de Primavera Verão 22, última criada pelo estilista, e que já havia sido apresentada este ano no digital.

Mesmo após a morte do designer, a Louis Vuitton e a família de Virgil decidiram que o show tinha que continuar e transformaram o desfile em um lindo tributo à carreira de Abloh.

Virgil Abloh e seu legado na moda

De um passado sem nenhuma formação ou treinamento em moda, a ascensão de Virgil Abloh para se tornar um dos designers mais celebrados e amados do novo milênio foi nada menos que extraordinária. 

Embora ele nunca tenha reclamado de seu início – crescendo como filho de uma costureira nos arredores de Chicago – ele teve um começo relativamente humilde, sem conexões ou conhecidos no ramo da moda e da alta costura.

Desejoso de impressionar seus pais, Abloh matriculou-se em Engenharia Estrutural na Universidade de Wisconsin, uma educação que veio moldar e definir sua visão como criador. 

Sendo assim, foi em 2002 que o destino de Virgil começou a mudar quando conheceu o rapper Kanye West.  Assim, após conhecer o músico ele se tornou membro da agência de West, a DONDA, onde mais tarde se tornaria o diretor de criação. 

A influência de West, sem dúvida, direcionou Abloh para a moda de luxo: os dois até trabalharam lado a lado como estagiários na Fendi. 

Virgil Abloh foi um dos primeiros designers a misturar luxo com streetwear

Virgil Abloh
Estátua em homenagem a Virgil Abloh em Miami. Fonte: WWD

Hoje, a fusão de streetwear e luxo se tornou tão comum que virou até clichê. Contudo, em meados dos anos 90, na época em que Abloh lançou sua marca seminal PYREX VISION, essa mistura ainda era considerada radical. 

A presença de ‘Off-White’ sempre foi controversa. Não apenas devido a sua abordagem relativamente simplista para design, seus pontos de referência elevados e seus preços de luxo. 

Afinal, a indústria da moda não conseguia ver o passado nas criações do designer. Para muitos, Abloh estava zombando da tradição, e isso não caia bem quando um par de tênis custava $ 700. 

Julgado como um trapaceiro, um artigo da revista Frieze disse: “Não compre o que Virgil Abloh está vendendo”.

Mas, não tardaria muito para todos mudarem de ideia até Abloh transformar a Off-White em um novo reino da moda sofisticada com um toque de streetwear.

Dessa forma, em suas coleções, ele misturava elementos do skate e do hip-hop com acessórios de luxo, incorporando a cultura das ruas com as passarelas.

Além disso, ele popularizou também peças “acessomórficas”, conhecidas como acessórios que se tornam roupas.

Virgil Abloh foi o primeiro negro a frente da Louis Vuitton e marcou a luta pela igualdade racial!

Designerwechsel: Virgil Abloh wird Designchef bei Louis Vuitton Menswear -  WELT
Fonte: Instagram

Foi em 25 de março de 2018, que o designer foi nomeado diretor criativo de moda masculina da Louis Vuitton substituindo Kim Jones. Dessa forma, Virgil se tornou a primeira pessoa de ascendência africana a liderar a grife.

Além disso, ele também foi o segundo negro a assumir as rédeas de qualquer grife de luxo, ficando atrás apenas de Olivier Rousteing, atual diretor criativo da Balmain.

Dessa forma, ele marcou sua carreira como uma verdadeira luta pela igualdade racial na moda.

A primeira coleção do designer foi apresentada na Men’s Fashion Week de 2018, desfile que aconteceu no Palais Royal, em Paris. Assim que acabou a apresentação, Abloh e Kanye West se abraçaram e choraram.

Virgil Abloh e Kanye West
Fonte: Pinterest

Por fim, o legado de Virgil Abloh foi além da sua luta pela diversidade no mundo fashion. Afinal, suas criações marcaram também o encontro do streetwear – as roupas clássicas das ruas – com a alta-costura.

Com apenas 41 anos de idade, Virgil Abloh deixou sua esposa, Shannon Abloh, e seus filhos, Lowe e Gray.

Leia também:

Compartilhar

INSTAGRAM.

Follow @inffino.oficial
@2022. Inffino by Projetual